Segunda autoavaliação - por Laura Tatielle


           O percurso deste projeto começou para mim com um grande desafio, por nunca antes ter utilizado essa ferramenta, o Blog. Para mim, a inexperiência no manuseio das funcionalidades do Blog foi sempre a parte mais difícil.
           A pesquisa de campo, foi uma etapa muito rica, com novas e importantes descobertas que me trouxeram um novo universo dentro da Pedagogia, o da Pedagogia Waldorf, fiquei encantada!

        Como é revigorante encontrar uma escola que trabalha a Educação com amor e seriedade, respeitando a individualidade e incluindo a diversidade, estimulando as potencialidades dos alunos e os auxiliando a  superarem suas dificuldades, onde o aluno é visto e valorizado globalmente - corpo, mente, sentimentos, emoções e espiritualidade - e onde as atividades propostas visam integrar e desenvolver todas essas facetas do indivíduo. Além disso, os professores demonstram trabalhar animados, tranquilos e seguros, sendo assim, pode-se notar que estão felizes em sua jornada profissional. Outro ponto importante que verifiquei na visita àquela escola, foi perceber que a parceria de toda a comunidade escolar é sólida e significante. Há um laço forte entre equipe escolar, professor, alunos, pais e familiares, que faz realmente a diferença no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. 
           Outra oportunidade de grande aprendizado pessoal, foram as pesquisas extras, que me propiciaram acessar diferentes conteúdos se traduzindo em leituras proveitosas e em novos conhecimentos.
        Trabalhar nesse projeto foi uma experiência positiva em minha formação acadêmica.

Resultado da Pesquisa de Campo - Escola Pública


1-Fale sobre a sua formação acadêmica.
As matérias foram muito boas, a questão teórica foi um ponto positivo sobre minha formação acadêmica. Porém senti falta da parte prática, que só tive maior aprofundamento quando já estava em sala de aula.

2-O que fez você escolher a profissão de docente (na Educação Infantil)?
Mais oportunidades no mercado de trabalho comparando com os anos mais avançados.

3-A sua formação no curso superior de Pedagogia foi suficiente para que pudesse desenvolver um trabalho docente seguro e de qualidade junto aos seus alunos? Explique.
A parte teórica foi suficiente para desenvolver um trabalho de qualidade com os alunos. O que senti falta, como citado na primeira pergunta, foi da parte prática que foi adquirida mais no ambiente de trabalho com os colegas que na graduação em si.

4-Quais são as suas maiores dificuldades profissionais?
Indisciplina dos alunos e a falta de participação dos pais na vida escolar dos mesmos, provocando essa indisciplina e a falta de interesse quando não são acompanhados corretamente.

5-Que nota você daria para o seu trabalho como docente e o que buscaria melhorar?
Não quero avaliar meu trabalho com uma nota, mas procuro a cada dia uma forma de ensinar melhor (seja com novos métodos ou utilizando coisas do dia a dia deles), melhorar diante de situações inusitadas também é fundamental no nosso campo de atuação.

6- Você acha que o fato de trabalhar perto de casa influencia na maneira como a aula será naquele dia?
Com certeza, pelo fato de não ter o desgaste do transporte e também por conhecer a comunidade em que trabalho acaba por tornar a aprendizagem mais prática e produtiva.

Reflexões Após Análise da Visita e da Entrevista


Após realizar a entrevista e conversar um pouco com a professora, pude perceber a satisfação que ela tem de estar naquela escola e de poder desenvolver o seu trabalho em sala de aula da sua maneira, não tendo aquele controle rígido que outras escolas têm. Ela também me falou das atividades diversas que acontecem para os alunos e também para os professores, fazendo com que se sintam mais à vontade naquele ambiente onde passam boa parte do seu tempo. A escola também tem uma ótima dinâmica com os pais, promovendo sempre feiras culturais, juramento à bandeira, festas de dias comemorativos, com os alunos podendo trazer seus pais para a escola para poder mostrar onde eles estudam.

“A equipe gestora da escola também é muito competente, eles procuram fazer o melhor para cada aluno e pensam sempre no bem estar de cada um deles. Seja na hora do lanche, seja na hora da saída, o cuidado com cada aluno é notável e de se admirar.” disse a professora.

Ao visitar os espaços da escola, pude perceber que os alunos têm diversas formas alternativas de aprender, como: sala de vídeo, sala de leitura, quadra de esportes (que não é muito grande, mas que supre a necessidade deles), parquinho, sala de computação, o pátio para serem desenvolvidas atividades ao ar livre.

Segunda Autoavaliação - Hellan Rodrigues

A estrutura do blog vai ficando pronta e posso notar que ao longo do tempo as técnicas, a forma de pensar, o jeito que os assuntos abordados são vistos, tudo vai se desenvolvendo e cria-se um vínculo com aquele conteúdo por querer que seja sempre melhorado.

Com certeza o blog faz a diferença na educação à distância, ele ajuda a escrever melhor, faz as suas palavras ficarem mais ricas e interessantes, desperta em você o desejo pela leitura, mostra que é necessário estar sempre criando gosto pelos assuntos mais diversos. É um forte aliado do pedagogo nos dias de hoje, já que tudo gira em torno da tecnologia e temos, portanto, que estar em constante renovação dos nossos métodos.

Extra - Rubem Alves: A Escola Ideal - O papel do professor

        Caros visitantes, assistam a esse vídeo e vejam a brilhante ideia de Rubem Alves a respeito da escola ideal. 

        Conheçam um pouco mais sobre a sua visão acerca da construção do processo de ensino-aprendizagem, sobre a missão do professor, que não é dar respostas prontas. Ou seja, para o autor, não deve-se empregar uma educação mecanizada, baseada apenas em teorias, fórmulas, decorebas, material pronto, os alunos não se encantam pelo aprender dessa forma. 

        Os alunos precisam ser instigados, levados à vontade de descobrir, de investigar, de pesquisar. É preciso usar a criatividade, soltar a imaginação, despertar o interesse pelo assunto estudado, de modo que seja algo atrativo e que tenha emprego real em sua vida. A informação pronta pode ser facilmente encontrada nos livros, na Internet etc. Precisamos despertar o pensamento crítico e reflexivo das crianças, o aprender é estimulante quando tem uma utilidade prática naquilo que se aprende, quando tal informação é buscada para saciar a curiosidade, para as descobertas interessantes que possam ser usadas de forma real em seu dia-a-dia.



O objetivo da educação para o grande Rubem Alves.

Rubem Alves - A Escola Ideal - o papel do professor




Pesquisa Extra

        Conheça uma história de vida:

        O sonho dessa jovem é se tornar professora.






21/10/2015 09h08 - Atualizado em 21/10/2015 09h17

'Não é valorizado, mas é meu sonho', diz jovem que quer cursar pedagogia

Adolescente vai prestar o Enem para tentar uma vaga em faculdade.
'Toda profissão depende de um professor', diz estudante de Sorocaba.






Leia a reportagem completa, clicando no seguinte link:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/10/nao-e-valorizado-mas-e-meu-sonho-diz-jovem-que-quer-cursar-pedagogia.html

Uma história de exemplo de vida – artigo

História de vida
Esses dias tive a oportunidade de conhecer a história de Dayana dos Santos. Não aquela ex-ginasta brasileira, que foi a primeira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro numa edição do Campeonato Mundial, mas a cobradora de ônibus acreana que fez da dificuldade de comunicação uma oportunidade para adquirir mais conhecimento.
Dayana trabalha na linha que faz o Irineu Serra – Centro. Muitos turistas estrangeiros utilizam o ônibus para chegar ao túmulo do Mestre Irineu Serra (fundador da doutrina do Santo Daime) e ainda conhecer as igrejas que integram a cultura da ayahuasca.
Ocorre que esses turistas sempre buscam informações como chegar ao local ou mesmo sobre o preço da passagem de ônibus. A cobradora, ao perceber que não conseguia se comunicar com aqueles que não falavam seu idioma, viu ali que poderia fazer diferente. Em vez de se acomodar e fazer seu trabalho rotineiro, ela buscou auxílio do governo, por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Matriculou-se no curso de inglês e espera ansiosa a hora de pôr em prática seu aprendizado.
A história de Dayana mostra que, quando queremos, somos capazes de mudar nossos caminhos. Mas mostra também que não devemos nos acomodar, independentemente da função que ocupamos. A importância de ter um governo parceiro, que se preocupa com a qualidade de vida de sua população, também faz a diferença.
O governador Tião Viana, sempre que pode, fala da importância do CEL como oportunidade de mudança de vida e também qualidade do ensino que os alunos recebem lá. “O inglês que oferecemos tem padrão Oxford”, exclama, orgulhoso. Isso quer dizer que tem um avançado programa de ensino.
Por lá, outros idiomas também são ensinados, espanhol, italiano e francês. De 2011 para cá (data em que foi criado), já se formaram cerca de 3.500 alunos. Além de Rio Branco, Cruzeiro do Sul também é atendida com a oferta de cursos de línguas.
Certamente Dayana descortinou um novo olhar para o mundo, para as pessoas e, principalmente, para si mesma. Demonstrou ter um bom coração, que gosta de ajudar, já que se preocupou em conseguir passar informações àqueles que visitam a cidade, mas não falam sua língua.
Certamente ela fará a diferença na vida dessas pessoas, ficará marcada na memória delas, será personagem dos “causos” que irão contar sobre a viagem que fizeram à Amazônia de Chico Mendes. E por isso eu estou aqui contando a história dessa mulher. Gostaria de que servisse de exemplo a todos aqueles que querem fazer a diferença na vida dos outros e na de si mesmos.
Dayana saiu da caixinha, e nós podemos sair também. 
                                fonte:http://www.agencia.ac.gov.br/
Pesquisa Extra

        Sugerimos aos visitantes do nosso Blog, que procurem conhecer um pouco mais a respeito da interação entre a pedagogia e a questão ambiental.

         Existe uma matéria muito interessante, com o título:

Educadores ambientais promovem encontro no Jardim Botânico, em Brasília

         Acesse o conteúdo, na íntegra, clicando no seguinte link:


http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2015/10/educadores-ambientais-promovem-encontro-no-jardim-botanico-em
Reflexão Crítica
A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO EDUCADOR E PERSPECTIVA DO PEDAGOGO E DA PEDAGOGIA

        A construção do educador hoje não está muito fácil, algumas instituições fazem tudo por um ensino de qualidade, mas a sociedade vive um impasse muito grande em relação à educação, professores com medo de alunos e sociedade com medo do que esses alunos serão no futuro.

        Buscando melhorar, o educador percorre várias áreas, tentando resolver as dificuldades de cada instituição, sobrevivendo a esse mundo que está cada vez mais difícil de entrar que é a educação. Construir um educador hoje vai muito além de teorias, precisamos estar cada dia na vida de um educando e na sociedade em si, buscando não apenas ensinar as questões didáticas, mas também como conviver  em uma comunidade ensinando valores para as crianças e adolescentes.

        A nossa perspectiva hoje, é que o aluno tenha um ensino de qualidade e que busque sempre aprender para repassar esse ensino, mostrando valores e virtudes, ensinados por seus professores.Visando um futuro sem violência e mais qualidade de vida, não é fácil, sabemos disso, mas com paciência e coragem o educador consegue o melhor resultado de cada aluno.

        A pedagogia nos mostra que podemos começar bem cedo ensinando esses valores, na educação infantil conseguimos chegar nas raízes do problema. Concordo que a educação em casa é essencial, mas com a ajuda da escola e família, o trabalho é mais produtivo. A criança aprende mais rápido, tem uma imaginação incrível, e é usando essas “armas” que a pedagogia tem um papel importante, mas claro, com a ajuda dos pais e da comunidade, para o esforço ter resultado satisfatório.
Segunda autoavaliação
Samara Rodrigues

   Nesta segunda avaliação percebo minha dificuldade com blog,e com os textos, tenho dificuldades com a minha leitura por ser rápida.Não estava conseguindo me expressar com palavras.Mas ao decorrer dos trabalhos, fui conseguindo com a ajuda dos meus colegas de grupo.
   Foi um pouco difícil fazer o vídeo por não saber como funcionava alguns ferramentas,e achei complicado a escolha do tema,por ser muito complexos.Também achei complicado por fazer o trabalho á distancia com meus colegas de curso,a comunicação era toda por e-mail ou telefone.